A TSEA energia chega aonde o cliente está
21 de junho de 2023Letreiro da Toshiba é substituído por marca da TSEA energia
21 de junho de 2023Desde 1968, a TSEA energia oferece um variado mix de produtos voltados para geração, transmissão e distribuição de energia. Por meio de soluções inovadoras e maquinário de ponta, a companhia atende às mais desafiadoras necessidades do mercado, levando qualidade de vida e desenvolvimento sustentável a vários pontos do mundo.
Os produtos desenvolvidos pela TSEA energia auxiliam o crescimento de importantes polos industriais, plantas de energia renovável e outros setores responsáveis pelo progresso econômico de diversos países. E para manter seu compromisso com a oferta produtos de alta qualidade, por meio de linhas ágeis de produção e espaços dinâmicos de pesquisa, a empresa deu um importante passo.
Foi iniciada na fábrica de reguladores de tensão a implantação do lean manufacturing, parte de um processo de evolução e automação industrial. O objetivo é, cada vez mais, expandir a participação da empresa no setor elétrico, entendendo as necessidades dos clientes e oferecendo soluções completas de ponta a ponta para o mercado. Saiba um pouco mais sobre o lean manufacturing:
O Lean Manufacturing
O modelo de produção lean manufacturing, popularmente conhecido no Brasil como manufatura enxuta, tem como principal objetivo reduzir e eliminar desperdícios nos processos de produção industrial. Para isso, ele utiliza ferramentas que colaboram com a redução de gastos, sem comprometer a qualidade final do produto.
Nesse sentido, o lean manufacturing tem ainda como princípios a melhoria contínua, o compromisso com a qualidade da produção e a produção just in time – para que se fabrique apenas o necessário e na quantidade a ser utilizada. Tudo isso requer capacidade de gestão e aprimoramento dos processos, que, combinados, tornam a indústria mais competitiva.
Lean Manufacturing na fábrica de reguladores de tensão
Na TSEA energia, o lean manufacturing é utilizado na fábrica de reguladores de tensão. Por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a ferramenta possibilita uma avaliação detalhada dos atuais processos, em busca de otimização do layout produtivo, transformando métodos e tornando-os ainda mais eficientes.
Para a implantação desse processo, foi necessário envolver todos os agentes do processo produtivo. E, para isso, foram criadas frentes de trabalho que, com foco na melhoria contínua, se capacitaram para empregar conceitos, ferramentas de qualidade e, por fim, instrumentos de análise para solução de problemas.
O lean manufacturing também foi utilizado para elaborar e avaliar o atual VSM – Value Stream Maping, propor uma nova versão para o mapa de fluxo de valor e definir um novo layout para a fábrica, cuja implantação já se encontra em andamento.
Em busca de obter mais melhorias e eficiência nos processos da TSEA energia, foi utilizada análise de dados internos de produção e ferramentas de qualidade como 5w2H, Quick Kaizen e A3 auxiliaram na tarefa.
“Trata-se de uma mudança de cultura que visa a descentralização na tomada de decisões e a obtenção de resultados mais rápidos e efetivos, por meio de um layout mais enxuto. Com o envolvimento de todas os colaboradores, esse trabalho possibilita ampliar a capacidade produtiva, ter mais eficiência e menor lead time”, afirma a especialista em PMO Adelizia Rita Maria Marques de Oliveira.
Saiba mais sobre a TSEA energia, seus produtos e serviços.