Conexões Energéticas – EP07 | Fundação TSEA
30 de agosto de 2023A TSEA energia divulga resultados do primeiro semestre em encontro de lideranças
4 de setembro de 2023O Comitê de Inovação, os Projetos 4.0 e as Parcerias Estratégicas levam a TSEA Energia para o topo da inovação e eficiência tecnológica.
A inovação está presente em cada iniciativa realizada pela TSEA energia, todos os dias. Do aprimoramento dos equipamentos ao lançamento de novos produtos, passando pela melhoria contínua dos processos, a ideia é sempre fazer melhor o que já fazemos bem.
Um dos grandes fomentadores da inovação no contexto interno é o Comitê de Inovação, que conta com representantes das áreas operacionais, comercial e infraestrutura de TI. São realizados encontros mensais para a análise de todo o ecossistema de inovação e o estudo de parcerias. Um exemplo da atuação do Comitê é o Projeto Transformação, por meio do qual os colaboradores cadastram ideias inovadoras.
A inovação na TSEA energia é capitaneada pela área de PMO – Escritório de Gerência de Projetos, destinada à excelência operacional. Instituída há dois anos, atua com base em três pilares: segurança do trabalho, normatizações e certificações de qualidade e escritório de projetos e gestão de investimentos, que é o pilar guardião do planejamento estratégico da empresa. Um dos principais focos, portanto, está na inovação incremental, ou seja, na promoção de melhorias nos processos, trazendo maior agilidade, tecnologia e organização à operação.
Atualmente, estão em desenvolvimento dois projetos relacionados à chamada Lei do Bem, que concede incentivos fiscais para investimentos em desenvolvimento tecnológico e inovação. O foco está em tecnologia, indústria 4.0 e fluxo de produção.
Além disso, foram investidos R$ 4 milhões em conectividade, com a aquisição e modernização dos equipamentos de informática, como computadores.
Indústria 4.0
Um padrão de produção cada vez mais automatizado, o uso inteligente de dados, inteligência artificial, computação, robótica. Tudo isso faz parte do que ficou conhecida como quarta revolução industrial ou indústria 4.0. Na TSEA energia, a entrada nesse universo se deu através de um projeto-piloto, por meio do qual foi realizado o sensoriamento das máquinas da área de fabricação de aletas de radiador, enviando automaticamente os dados para uma plataforma em nuvem. O sistema ainda emite um alerta para o operador em caso de necessidade de complementação da informação e classifica as atividades, indicando possíveis iniciativas prejudiciais ao bom funcionamento do processo ou do equipamento.
Após esse passo, a TSEA energia iniciou um trabalho de identificação da maturidade em indústria 4.0. Especialistas no tema avaliaram todo o processo produtivo da empresa e criaram um road map listando 38 pontos de melhoria, a partir do qual foi desenvolvido um plano de ação, acompanhado mensalmente pela Diretoria. Nesse momento, são apresentados o que foi realizado, o planejado, os custos de realização e as projeções de custos futuros.
O sensoriamento, iniciado na área de radiadores, foi estendido para outros seis equipamentos, considerados os de maior impacto no processo produtivo: máquina de corte transversal de chapas de aço silício; máquina de corte longitudinal de chapas de aço silício; bobinadeira vertical; bobinadeira horizontal; Centro de Usinagem de Materiais Isolantes; e seccionadora de materiais isolantes. Esses equipamentos são monitorados, e seus dados, analisados periodicamente quanto à disponibilidade, à produtividade e à qualidade. Os dados tornam-se indicadores, que são analisados e direcionam a implementação de melhorias.
Plataforma MinA
A plataforma Minha Indústria Avançada (MinA) é uma espécie de dashboard, no qual são acompanhados os indicadores conforme a metodologia Overall Equipment Efectiveness (OEE), que considera a disponibilidade (tempo de paradas de produção das máquinas), a performance (velocidade de produção) e a qualidade (produção, retrabalhos e refugos).
Cultura da inovação
Para promover a disseminação da cultura da inovação junto ao público interno, a TSEA energia realizou a Semana do Conhecimento e a Semana da Inovação. Também foi desenvolvida uma parceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) na unidade de Contagem para revisão dos processos em tecnologia em sensores, reguladores e transformadores, aproveitando o conhecimento dos profissionais do instituto e a expertise desenvolvida junto a outras indústrias da região.
Outro importante parceiro é o Senai, que está trabalhando no conceito Lean Manufacturing, para promover um processo de produção mais enxuto. Ao todo, são mais de 30 parceiros no ecossistema de inovação da TSEA energia.
Qualidade
Com um programa voltado para a formação de Greens e Black Belts, a TSEA energia vem conduzindo seu programa de Lean Six Sigma dentro dos mais altos padrões da indústria.
As metodologias têm foco na análise e melhorias de processos, ferramentas estatísticas, análise holística e resolução de problemas.
Nota: O texto retirado do Relatório de Sustentabilidade 2021/2022