Integridade e respeito na TSEA energia
21 de junho de 2023TSEA energia: uma empresa que valoriza as pessoas
21 de junho de 2023A transição energética está ligada a uma profunda transformação de padrões e paradigmas que envolvem não só a geração de energia, mas também seu consumo e reaproveitamento. O conceito parte da migração de matrizes energéticas poluentes, como os combustíveis fósseis à base de carvão ou petróleo, para fontes de energia renováveis, como hidrelétricas, eólicas, solares e biomassas.
E a TSEA energia vem se preparando para essa mudança desde 2021, investindo na melhoria de seus processos, a fim de ser mais ágil e capacitada a atender eventuais demandas. Nesse sentido, até 2025, a empresa vai investir R$ 80 milhões em seu processo de geração e distribuição de energia.
Segundo o CEO da TSEA energia, José Roberto Reynaldo, os grandes mercados em que a empresa atua estão saindo do modelo convencional de geração de energia para aquele que não inclui fontes tradicionais.
“Vemos cada vez mais o armazenamento de energia em bateria (containers), painéis solares nas residências, pequenas usinas solares, uso de hidrogênio verde e de energia eólica. Para atender nossos clientes, precisamos nos adaptar e agir de forma rápida e eficiente. Por isso, criamos a Unidade de Serviços de Betim. Sua inauguração torna a TSEA precursora no mercado nesse tipo de investimento”, sublinha.
Para 2023, o plano da empresa é trabalhar com alguma fonte de energia renovável. Os dados ambientais já mostram indicadores de melhoria nesse sentido e a área de Gestão Ambiental já tem o cronograma anual das ações a serem realizadas.
Mais do que energia
A transição energética engloba também mudanças de estrutura econômica, social, cultural e política, com o objetivo comum de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e suas consequentes influências nas mudanças climáticas do planeta. Torna-se cada vez mais visível que é insustentável continuar consumindo recursos naturais na velocidade atual.
Outro ponto importante é a forma como a sociedade vem utilizando bens e serviços. É também aí que a eficiência energética se torna uma aliada, na medida em que resulta em economia de recursos sem abdicar de qualidade.
Soluções eficazes se traduzem na busca de equipamentos mais eficientes, racionalização do uso do solo e da água, aceleração da economia circular e otimização da geração das usinas hidrelétricas e seus sistemas de transmissão.
Ações de sustentabilidade
A TSEA energia investe em práticas de responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, por meio de ações sustentáveis, que atendem às demandas ambientais:
- Monitoramento da água utilizada no refeitório e da água proveniente de efluente industrial;
- Monitoramento atmosférico, de acordo com os padrões da legislação. Hoje, são tratados 30 litros de efluentes por dia na estação de tratamento da TSEA;
- Comitê de Risco, responsável por identificar riscos no negócio, sejam eles ambientais, sociais ou de governança;
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), responsável por promover ações e eventos relacionados aos temas 5S, acidentes, incidentes, perdas potenciais e equipamentos mais seguros;
- Brigada de Emergência, formada por colaboradores voluntários e treinados anualmente;
- Campanhas em prol do meio ambiente.
Selo Verde
Recentemente, a TSEA recebeu o Selo Verde, certificado ambiental que atesta as boas práticas adotadas em prol da vida e do meio ambiente.
O selo é fornecido para um seleto grupo de empresas que comprovam, por meio de pesquisa, que seus ciclos são conciliadores para o planeta e a vida que nele habita. A certificação ressalta a responsabilidade ambiental das empresas na execução de suas atividades, com menor impacto ambiental possível.
Transição energética no Brasil
De acordo com o Banco Mundial, existem 840 milhões de pessoas sem acesso à energia elétrica no mundo. Nesse cenário, a transição energética é vista como uma solução para ampliar o acesso da população à energia.
No Brasil, as fontes renováveis de energia representam 48,4% da matriz energética nacional e a tendência é que esse número aumente nos próximos anos, com a busca da neutralidade na emissão de carbono no país.
Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgados no Relatório Síntese 2021, as principais fontes renováveis de energia em voga no Brasil são: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear, gás natural e biomassa.
Saiba mais sobre transição energética.